A memória na infância

Publicado em:

Brinquedos feitos por crianças e incluídos em exposição por Gandhy Piorski

 

Um dos renomados pensadores e pesquisadores da infância no Brasil, o maranhense Gandhy Piorski, retorna a seu estado natal para ministrar o curso “A memória, a criança e o lugar do esquecimento”.

Será no próximo sábado (17) no auditório do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol, Centro Histórico de São Luís) das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Informações e inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/a-memoria-a-crianca-e-o-lugar-do-esquecimento/1779265

A atividade é direcionada a todos os públicos, com vagas limitadas. As inscrições custam R$ R$ 220.

O curso é organizado pelo pesquisador, em parceria com o Jardim Guará-Mirim, escola cujo ensino é inspirado na pedagogia Waldorf. Tem o apoio do Museu Histórico.

Gandhy Piorski, que também é artista plástico, adianta que a ideia é buscar princípios pedagógicos a partir do universo da memória.

Para ele, a memória é uma faculdade que entrelaça a humanidade à natureza, à cultura, aos antepassados, ao futuro e à infância.

“Recordar talvez seja a operação mais determinante para a constituição das novas gerações. As crianças, especialmente as mais novas, são a matéria-prima humana que prepara e aprofunda o ato de lembrar. Portanto, as pedagogias têm responsabilidade de compreender mais à fundo a função da lembrança e do esquecimento”, enfatiza Gandhy Piorski.

O pensador complementa: “Essas funções são matriciais na sensibilidade perceptiva dessas crianças. São potências geradoras de novos caminhos pedagógicos”.

Gandhy Piorski nasceu em Codó, em 1971. É pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades, discute as narrativas da infância e seus artefatos, brinquedos e linguagens, com os quais realiza exposições e intervenções.

Gandhy Piorski

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost