Praia Grande, Reviver ou Revis?

Publicado em:

 

Talvez vários jovens, que nasceram a partir do ano 2000 e que tenham até uns 20 anos, ou os que têm menos de 30 anos, não saibam porque chamam a Praia Grande de Reviver.

 

Ou, até mesmo, nem saibam que o nome oficial desse lugar de concentração de bares, cafés, casas de shows, centro culturais etc., no Centro Histórico de São Luís (Brasil), não seja Reviver, mas Praia Grande.

 

Entre esses jovens, os mais íntimos com o lugar, vão longe e chamam a Praia Grande pelo carinhoso nome de Revis.

 

Assim já tem o Beiju Revis e outros pontos de alimentação, a maioria na Rua da Estrela. Alguns tem nome com variantes do termo Reviver. E são voltados, principalmente, para esse público mais jovem que faz fila em frente ao Beiju Revis para degustar um lanche bom e barato em dias de festa ou noite de balada.

 

Entrei na fila do Beiju Revis e pedi a opção “beiju com banana e canela”. Delicia!!

Conversei com umas pessoas jovens sobre o assunto. Umas acham que o nome Praia Grande é só o do terminal de ônibus. Outras sabem que o nome é Praia Grande mas preferem o nome Reviver. E por ai vai.

 

Projeto Reviver

O certo é que o nome Reviver passou a ser utilizando somente a partir das década de 1980/1990, por causa do Projeto Reviver, de revitalização do espaço. Antes o nome era somente Praia Grande.

 

Como o Projeto Reviver foi muito divulgado, na época, o nome Reviver terminou ficando mais popular do que o nome Praia Grande.

 

Na Praia Grande, até a década de 1980, antes do Projeto Reviver, transitavam carros, inclusive veículos pesados. A área era de comércio e de escritórios empresariais.

 

Com o Projeto Reviver, os carros deixaram de transitar. As ruas e calçadas foram adaptadas a um estilo de paisagem urbana do século XIX e início do século XX, com instalação dos postes de iluminação em modelo de lampiões e outras adaptações. Os fios de elétricos, de telefone etc., que eram externos sustentados por postes de concreto fincados nas calçadas, foram embutidos no subsolo.

 

Mais detalhes sobre o Projeto Reviver são encontrados em buscas na Internet.

 

Fotografia

A fotografia desta postagem mostra a execução dos trabalhos do Projeto Reviver.

 

Está no livro Reviver, uma publicação de natureza institucional, técnica e documental, de 1993, elaborada por vários profissionais, entre historiadores, fotógrafos, engenheiros e arquitetos. A impressão foi do Centro Gráfico do Senado Federal.

 

O livro apresenta informações detalhadas sobre o Projeto Reviver, de revitalização da Praia Grande, e de outros projetos urbanístico voltados para áreas do Centro Histórico de São Luís.

 

Não há informação precisa da autoria da fotografia.

Mas as fotos do livro são de autoria de Edgar Rocha e de Waldo Melo.

 

 

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost