Sítio do Físico, década de 1970

Publicado em:

 

 

Fotografia das ruínas do Sítio do Físico no fim da década de 1970 (São Luís – Brasil).

 

O autor da fotografia é Edgar Rocha.

 

O Sítio do Físico, ou Sítio de Santo Antônio das Alegrias, foi construído à margem direita do Rio Bacanga.

 

O espaço é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1981.

 

A construção é do fim do século XVIII e início do XIX, de propriedade do físico-mor da então Capitania Geral do Maranhão, Antônio José da Silva Pereira.

 

Era uma indústria de beneficiamento do couro, arroz e de fabricação de cera e cal. Com a morte do físico, em 1817, passou a fabricar fogos de artifícios.

 

Havia a residência do físico, curtume, fornos, conjunto de tanques, poços, armazéns, cais, laboratório, rampas, telheiros e canalizações com caixa de distribuição para os tanques.

 

Hoje, o local é o Ecomuseu Sítio do Físico (Instituto do Ecomuseu Sítio do Físico – IESF), iniciativa de Fernando e Nery Mendonça, proprietários da área onde se encontram as ruínas do Sítio do Físico.

 

O local está preservado e é aberto à visitação, das 8h às 17h, todos os dias, com o pagamento de uma taxa simbólica de R$ 5,00. Há guias no local que cobram para acompanhar grupos de visitação.

 

O endereço do sítio é: Estrada do Sítio do Físico, s/n – Parque Estadual do Bacanga, Vila dos Frades – Coroadinho – São Luís do Maranhão – Brasil.

 

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost