Sebrae-MA promove a Feira da Mulher Quilombola, em Alcântara

Publicado em:

 

O Sebrae-MA promoveu, nesta semana, por meio do Circuito Empreendedor, a Feira da Mulher Quilombola, na Praça da Matriz, em Alcântara (Brasil). Mais de 30 artesãs exibiram seus trabalhos.

 

O Circuito Empreendedor do Sebrae Maranhão prosseguiu por outros municípios da Baixada Maranhense e do Litoral Ocidental do Maranhão.

 

Turismo no Litoral da Amazônia Maranhense

 

Em Alcântara, o Circuito Empreendedor organizou, também, um Encontro de Lideranças, no qual foi discutido o futuro do turismo no Litoral Ocidental Maranhense ou Litoral da Amazônia Maranhense como, também, é chamado.

 

No encontro, o Sebrae Maranhão e parceiros apresentaram o plano de marketing elaborado pela instituição, exclusivamente para o programa Alcântara Mais – Cidade Empreendedora.

 

“O reconhecimento do turismo nos Quilombos é essencial para preservar a cultura e gerar oportunidades econômicas. A exploração sustentável do meio ambiente também é fundamental para o turismo; por isso, a importância do programa Alcântara Mais – Cidade Empreendedora”, pontuou o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal.

 

Regularização fundiária

 

Outra pauta no Encontro de Líderes foi a Regularização Fundiária. Na reunião ainda aconteceu a entrega de kits para os guias turísticos de Alcântara e para as artesãs que participaram da Feira da Mulher Quilombola e a certificação de participantes de oficinas.

 

O encerramento foi com uma visita ao Quilombo de Itamatatiua, onde ceramistas criam um rico e criativo trabalho artesanal.

 

Floresta dos Guarás

 

Nos municípios de Cedral, Guimarães e Cururupu, o Circuito Empreendedor está fomentando a fortificação de rotas de turismo pela Floresta dos Guarás, um polo turístico criado recentemente pelo Governo do Maranhão e municípios dentro da Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses.

 

Cedral

 

Em Cedral, a equipe do Circuito Empreendedor organizou visitas a duas rotas turísticas.

 

Uma pelo Circuito dos Guarás, partindo do Porto de Pericaua para ilhas da região.

 

A segunda pela Rota do Quilombo Canavial, com visita à comunidade, às praias como a do Outeiro e a do Português e ao estaleiro de Siô Maneles.

 

Guimarães

 

Em Guimarães a equipe do Sebrae Maranhão e parceiros interagiu com o grupo de Caixeiras do projeto Casa de Augusta e visitou o Quilombo Cumum, onde prestigiaram o grupo de boleiras e Tambor de Crioula da localidade.

 

O Circuito Empreendedor do Sebrae Maranhão se faz presente, também, com visitas e atividades nos municípios de Cururupu, Peri-Mirm e Pinheiro.

 

Foto
Feira na Praça da Matriz, em Alcântara

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost