Pessoas de São Luís da década de 1940

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“Homenagem de ATHENAS ao ilustre confrade, Tenente-coronel Souza Filho, director de São Luiz-Theresina, e a sua gentilissima filha senhorinha Mariza Souza”.

 

A Fotografia desta postagem e o texto acima (entre aspas) foram publicados na edição de novembro de 1941, da revista Athenas Brasileira, que circulou, no Maranhão, em meados do século XX, no tempo da administração do interventor Paulo Ramos.

 

A imagem foi captada de uma página de papel de uma revista de mais de 80 anos.

 

Autoria da foto ainda é desconhecida.

 

São Luiz-Theresina

 

São Luiz-Theresina é o nome de um ferrovia, administrada pelo Governo Federal. Com 454 km, tem a função atual de transportar carga, mas era usada, também, para levar passageiros.

 

Foi inaugurada, em 1895, o trecho da linha entre Caxias e o povoado de Cajazeiras (hoje, Timon), nas margens do Rio Parnaíba, próximo à Teresina, a capital do Piauí.

 

O trecho Caxias-São Luís foi entregue em etapas. Em 1905, o então presidente da República, Afonso Pena, autorizou a construção.

 

Em 5 de março de 1921, foi considerada a inauguração oficial. Mas, a ponte metálica sobre o Estreito dos Mosquitos, ligando a Ilha de São Luís ao continente, foi concluída em 1928.

 

A Estação de São Luís foi inaugurada em 1929, na Av. Beira-Mar (RFFSA). Em 1938 foi entregue a ponte sobre o Rio Parnaíba, em frente a Teresina.

 

A primeira viagem ente as cidades de São Luís e Teresina foi feita em 31 de dezembro de 1938.

 

Na década de 1970 foi inaugurado um ramal para o Porto do Itaqui e o transporte de passageiros foi encerrado.

 

A ferrovia foi privatizada na década de 1990. Hoje, é destinada para o transporte de combustíveis entre o Porto do Itaqui (São Luís) e Teresina.

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