O adeus de São Luís ao artista visual  Jesus Santos

Publicado em:

 

Um dos artistas visuais mais destacados do Maranhão, Jesus Santos, faleceu, nesta quinta-feira (7 de março de 2024), aos 74 anos.

 

Lembro, na minha infância, de Jesus Santos, já pintor, morando em um imóvel localizado na ladeira da Rua dos Afogados próxima a Fonte do Ribeirão (São Luís – Brasil). Depois, já como jornalista, tive o privilégio de ser amigo do artista.

 

De sua obra, ficou em mim, principalmente, as pinturas dos papagaios (pipas) nos céus de São Luís, que fazem parte de acervo do Governo do Maranhão (Palácio dos Leões). Uma estava exposta no hall de entrada do Edifício João Goulart, na Av. Pedro II (São Luís).

 

A trajetória artística de Jesus Santos e ampla. Ele é autor da Serpente, obra que ornava a Lagoa da Jansen; e de 16 totens, representativos da cultura popular maranhenses, que estão na Av. Litorânea, em São Luís.

 

A pintura de Jesus Santos é reconhecida no âmbito nacional.

 

Falecimento

 

Jesus Santos faleceu, na madrugada desta quinta-feira (7), aos 74 anos, em São Luís, depois de sofrer uma queda, em casa. Ele ainda foi internado no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), mas teve uma parada cardíaca e faleceu.

 

A Câmara Municipal de São Luís lançou nota lamentando a morte do artista e o plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, a pedido do deputado Carlos Lula, fez um minuto de silencia em honra ao artista.

 

A fotografia

 

Fotografia produzida a partir do vídeo “1976 Entrevista do artista plástico Jesus Santos ao jornalista Marinaldo Gonçalves” disponibilizado, no Youtube, pelo Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (Mavam).

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost