Uma noite em São Luís com Hermeto Pascoal

Publicado em:

Um dos maiores músicos do Brasil, Hermeto Pascoal, se apresenta, nesta quinta-feira (11), às 20h, Casa Barrica (Av. Rui Barbosa, 238, Madre Deus). A entrada é gratuita.

Abaixo artigo do jornalista Zema Ribeiro, que o Portal Agenda Maranhão reproduz do Portal Farofafá.

 

Hermeto e os Zwarg no Festival de Música Universal em São Luís

Por Zema Ribeiro (Portal Farofafá)

 

São Luís recebe, a partir desta quinta-feira (11) até domingo (14), o Mun Festival, o Festival de Música Universal, com grandes nomes, entre shows e workshops, que serão realizados respectivamente na Casa Barrica (Av. Rui Barbosa, 238, Madre Deus) e na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (IEMA Emem, Rua da Estrela, 363, Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís).

 

Às vésperas de completar 88 anos (no próximo dia 22 de junho), um dos nomes de destaque do Mun é Hermeto Pascoal, o Bruxo, apelido que conquistou pela versatilidade como multi-instrumentista e pela compulsão em compor. Em 1973 o alagoano lançou o álbum A Música Livre de Hermeto Pascoal. Coerente, foi um dos primeiros a disponibilizar sua obra gratuitamente pela internet – 10 álbuns seus podem ser ouvidos na plataforma Bandcamp.

 

Baixista de Hermeto desde 1977, Itiberê Zwarg (baixo elétrico, piano, temas e arranjos) também se apresenta com seu próprio grupo no Mun. Completam o Itiberê Zwarg Quarteto Raphael Santos (piano, violão sete cordas e saxofone alto), Ajurinã Zwarg (bateria, percussão e saxofone soprano) e Mariana Zwarg (flautas e piano).

 

Herdeira direta destas tradições, filha de Itiberê e afilhada de Hermeto, Mariana Zwarg também se apresenta e ministra workshop na programação do festival. Seu grupo se completa com Ajurinã Zwarg (bateria), Paulio Celé (guitarra), Sá Reston (baixo) e Johannes von Ballestrem (piano) – os dois últimos, seus companheiros de Sexteto Universal; com o último ela lançou Tightrope Dancer ano passado.

 

Mês passado chegou às plataformas digitais o inspirado álbum Live a Paris, de Itiberê Zwarg e Orquestra Família da França, um supergrupo que reúne pai e filha e mais 22 instrumentistas de diversas nacionalidades. O álbum conta ainda com as participações especiais de Hamilton de Holanda (bandolim) e do pianista espanhol Chano Dominguez (teclado) em “Annecy”, faixa que abre Live a Paris.

 

Em família: Hermeto Pascoal e Grupo em ação no Festival Movimenta! em abril de 2023: Hermeto Pascoal (teclado), André Marques (piano), Fabio Pascoal (percussão), Ajurinã Zwarg (bateria), Itiberê Zwarg (baixo) e Jota P. (flauta e sax), com a participação especial de Mariana Zwarg (flauta) – foto: reprodução/Facebook

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost