Cândido Mendes, década de 1950 

Publicado em:

 

Fotografia da cidade de Cândido Mendes (Maranhão, Brasil), na década de 1950 (provável). Autoria ainda desconhecida.

 

A cidade de Cândido Mendes fica às margens do Rio Maracaçumé, em uma região próxima ao litoral da Amazônia Maranhense e da divisa do Maranhão com o Pará, estado com o qual o município tem ligações históricas.

 

A povoação de viés europeu começou em 1819 quando surgiu o arraial Redondo. Em 1835, com a revolta dos Cabanos, no Pará, o povoado foi incendiado e destroçado pelos rebeldes sendo, depois, revitalizado.

 

No século XX, passou a receber o nome de Candido Mendes (escritor e tradutor maranhense) sendo desmembrado do município de Turiaçu em 22 de novembro de 1948.

 

Cabanagem

 

A Cabanagem (Guerra dos Cabanos) foi uma revolta popular que aconteceu na então Província do Grão-Pará, entre os anos 1835 e 1840.

 

A insurreição envolveu índios, mestiços, pobres analfabetos etc. que viviam em cabanas de barro à beira dos rios, o que originou o nome da revolta. Teve apoio de setores da classe média.

 

O objetivo foi enfrentar o problema da pobreza e aumentar a importância da província com governo central brasileiro. Na época, o Império Brasil era uma regência administrada por Diogo Antônio Feijó.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost