“Oferendas para Iemanjá”, de Márcio Vasconcelos

Publicado em:

 

A fotografia, “Oferendas para Iemanjá”, de autoria de Márcio Vasconcelos, ganhou o terceiro lugar no Salão de Arte 30 Cores em Maio.

 

Não é uma obra isolada. É parte de uma relação ampla do trabalho fotográfico de Márcio Vasconcelos com as religiões de matriz africana. Ele tem décadas de vivência em espaços como a Casa Fanti-Ashanti, no bairro Cruzeiro do Anil, em São Luís, por exemplo.

 

E, nesses trabalhos, Márcio Vasconcelos ultrapassa a mera atuação profissional, gerando amizades e experiências que ele integra a sua vida.

 

Um exemplo foi a amizade dele com Euclides Menezes Ferreira, mais conhecido como Pai Euclides Talabyian (1937 – 2015), o fundador e o responsável pela Casa Fanti-Ashanti, de 1954 até 2015.

 

Vasconcelos tem trabalhos premiados, entre os quais a investigação, por meio da fotografia, de ligações de segmentos religiosos maranhenses com regiões da África. Convive também em quilombos, acompanha rituais em praias e rios e em vários centros religiosos tradicionais de matriz africana, sobretudo no Maranhão.

 

Certa vez, no Sebo Chico Discos, Márcio Vasconcelos afirmou a mim que, inúmeras vezes, deixou de captar uma boa fotografia, nesses espaços religiosos, para não intervir em rituais chegando a ir sem máquina fotográfica, em alguns dias, em respeito às atividades que são realizadas nesses locais.

 

Informações do autor sobre a obra

 

“Nesta noite, a Casa Fanti-Ashanti celebra do Dia de Iemanjá com um ritual de Candomblé. Antes da meia-noite há uma parada e todos seguem, em cortejo de ônibus e vários carros, até a Pracinha de Iemanjá, na Praia do Olho d’Água; ali são lançadas ao mar várias bacias de flores e presentes. Muitos levam suas oferendas e fazem seus pedidos aos orixás de suas cabeças.

 

Salão de Arte 30 Cores em Maio

 

O salão acontece no Convento das Mercês, que fica na Rua da Palma, 502, bairro do Desterro, no Centro Histórico de São Luís (Maranhão – Brasil).

 

Com 30 trabalhos, a exposição é uma realização da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

 

A entrada é gratuita, com funcionamento de terça à sexta-feira, das 8h às 17h30; aos sábados, das 9h às 17h; e aos domingos, das 9h às 13h.

 

Votação online

 

Há uma votação online, através de um sistema de QR Code disponível no salão. O resultado sai ao fim do salão com premiação de R$ 3 mil ao vencedor.

 

Homenagem

 

A mostra é, também, uma homenagem a artistas visuais maranhenses que faleceram nos últimos meses, entre os quais Dileusa Dinis Rodrigues, conhecida como Dila, Péricles Rocha e Jesus Santos. Na entrada tem obras desses artistas.

 

Premiação

Primeiro lugar

Marlene Barros – Quem pariu, que embale;

 

Segundo lugar

Moura Junior – Um Brilho Ludovicense;

 

Terceiro lugar

Márcio Vasconcelos – Oferendas para Iemanjá.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost