Documentário da TV Assembleia celebra os 50 anos da Escola de Música do Maranhão

Publicado em:

 

Produção lançada neste mês de maio, o documentário ”EMEM 50 anos”, produzido pela TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309.2, Sky; e canal 17, Maxx TV), resgata a trajetória de cinco décadas de história da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM), localizada em São Luís (Maranhão – Brasil).

 

A produção é fruto de uma parceria entre a EMEM e a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

 

Trilha sonora

 

“EMEM 50 Anos” traz diferenciais que marcam pelo cuidado e preciosismo. Um deles é a trilha sonora original, composta por Joaquim Santos, professor e ex-aluno da EMEM, com execução primorosa do grupo Combo 363, formado por professores, alunos e diretores da escola.

 

Na trilha sonora, também, sucessos da música brasileira e clássicos internacionais, com a participação do professor de canto Carlos Magno Berrêdo, das pianistas Rose Meri de Santana e Ana Neuza Borges, que também relatam histórias sobre a EMEM.

 

Participação, também, de alunos da Banda Sinfônica Tomás de Aquino Leite, regida pelo professor Jairo Moraes; e dos cantores e compositores Josias Sobrinho e Helton Borges.

 

Equipe de trabalho

 

Diretora de Comunicação da Alema, Jacqueline Heluy explica que a TV Assembleia, mais uma vez, se supera com essa produção de excelência, caprichada e fruto de muita dedicação da equipe.

 

“Estamos muito felizes em poder contar para o público a história da Escola de Música Lilah Lisboa, instituição tão marcante e importante para a cultura maranhense. Iniciativas como essa só são possíveis porque recebemos todo o apoio e incentivo da presidente do Parlamento, deputada Iracema Vale (PSB)”, ressaltou Jacqueline Heluy.

 

Sob o comando do subdiretor de Rádio e TV da ALEMA, Juraci Filho, a equipe do documentário reúne profissionais de primeira linha.

 

“EMEM 50 Anos” tem direção conjunta da jornalista Márcia Carvalho e da cineasta Maria Thereza Soares.

 

A direção de fotografia é de Luiz Fernando Wolf; imagens adicionais de Leomagno Sousa, com edição e finalização de Alberth Moreira. O roteiro é assinado por Márcia Carvalho.

 

A roterista Márcia Carvalho explica que o documentário é um resgate da história da instituição que, ao longo de cinco décadas, formou profissionais e cidadãos, além de revelar talentos da música maranhense.

 

“O documentário reúne professores, ex-professores, diretores, ex-diretores, ex-alunos e funcionários, personagens que participaram de momentos diferentes da Escola de Música, desde a primeira sede, na Avenida João Pessoa, a conhecida Casa da Águia, até os dias de hoje, na Rua da Estrela”, explica Márcia Carvalho.

 

Produção

 

A produção conta, ainda, com a contribuição do professor Simão Pedro, do violonista e ex-professor João Pedro Borges, da professora aposentada Lisiane Nina, do cantor Sérgio Habibe, dos servidores Giselda Oliveira Pires e Leonilson S. Ferreira, dos ex-diretores Antônio Padilha, Raimundo Luís Ribeiro e Roberto Brandão, do coordenador artístico Fernando de Carvalho e do diretor-geral da EMEM, Daniel Cavalcante.

 

O solar Lilah Lisboa

 

O solar Lilah Lisboa esta localizado na Rua do Giz, esquina com a Rua 14 de Julho. Tem em salas de aulas individuais e coletivas, auditório para 150 lugares, foyer, galeria, biblioteca e salas para a administração.

 

O imóvel tem um jardim frontal, pouco comum na área do Centro Histórico, e possui elementos decorativos do estilo art noveau que chegou a São Luís no início do século XX, pelas mãos do arquiteto italiano Gaspar Iconazone.

 

A EMEM atraI,  para o coração do Centro Histórico, a presença de alunos de música que passaram a ter convivência cotidiana com um cenário inspirador e favorável às suas atividades culturais.

 

Ao mesmo tempo, assegura a conservação de um exemplar de elevado valor ambiental e mérito arquitetônico.

 

Veja abaixo a íntegra de “EMEM 50 Anos”

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost