Festa de Mário Moraes no Jardim Inocêncio

Publicado em:

 

O Jardim Inocêncio, o nome do pátio do Museu Histórico e Artístico do Maranhão que é voltado à Rua São João, no Centro Histórico de São Luís (estado do Maranhão – Brasil), foi o cenário da festa Rolê de Som, com shows do Raiz Tribal, DJ Félix e Os Tropix.

 

A realização, perfeita, da Zazueira, e comando de Mário Moraes, em seus mínimos detalhes, incluiu MPB, samba, reggae, segurança plena e alegria na dose certa, no último fim de semana.

 

Inocêncio

 

Jardim Inocêncio é referente ao nome de uma criança negra, escravizada, que morreu, em 1876, depois de atos de crueldade cometidos por Anna Rosa Viana Ribeiro, uma senhora branca da alta sociedade maranhense, casada com o médico e político liberal Carlos Fernando Ribeiro, que depois se tornaria o Barão de Grajaú.

 

A tortura ficou conhecida como “O crime da Baronesa de Grajaú”.

 

Inocêncio viveu os últimos três meses de vida, no Solar das Rosas, sobrado de Anna Rosa Viana, que é o casarão azulejado que fica ao lado do atual Jardim Inocêncio.

 

A morte de Inocêncio causou indignação e gerou um processo contra a Baronesa, de mais de 800 páginas, conduzido pelo promotor Celso Magalhães (1849-1879). Ao fim de tudo, a baronesa foi inocentada pela Justiça do Maranhão.

 

Vídeo da festa no Jardim Inocêncio 

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost