Pintor José de Paula Barros – Paris, 1907

Publicado em:

 

 

Historiadores e outros pesquisadores conhecem esta fotografia na qual o pintor José de Paula Barros (1883-1926), que viveu vários anos em São Luís, aparece com dois artistas em um ateliê, em Paris, em 1907. Ele é o que está de calças listradas, em pé, com uma das mãos em quadro de pintura.

 

No livro “Revivescência: a vida e a arte dos Paula Barros”, de autoria do pesquisador maranhense João Carlos Pimentel Cantanhede, é possível conhecer a história do pintor Paula Barros e de sua segunda esposa a, também, pintora Amina de Paula Barros.

 

Segundo o pesquisador Luiz de Mello, no livro “Cronologia das artes plásticas no Maranhão (1842-1930)”, a fotografia faz parte da coleção da sra. Maria Frassineti Sardinha, filha de Paula Barros e Amina.

 

Artista visual Amina de Paula Barros

 

Paula Barros

 

Natural de Fortaleza, Paula Barros chegou em São Luís em 1915, vindo de Belém (PA). Foi desenhista, pintor, decorador, arquiteto e fotógrafo.

 

Paula Barros aprimorou seus estudos em Paris, onde teve contato com museus e galerias, descobriu novos materiais ligados a pintura e manteve vínculos com artistas da época como mostra a fotografia.

 

O pesquisador João Carlos Pimentel Cantanhede informa que Paula Barros usava diversas técnicas de pintura como óleo, crayon, pastel, lápis, fusain e aquarela.

 

Escola de Belas Artes

 

Paula Barros fundou, em 1922, a Escola de Belas Artes, em São Luís, que oferecia aulas de pintura e, também, de teatro, música e arquitetura. Entre os alunos, pintores e fotógrafos como Newton Pavão, Telésforo de Moraes Rego, Arthur Marinho, Hilton Leite Aranha e Levi Damasceno.

 

      ———- // ———

 

Informações com dados dos dois livros citados neste texto e do Portal da Academia Maranhense de Letras (AML).

 

A autoria das duas fotografias desta postagem ainda é desconhecida

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost