Este imóvel, conhecido como Sobrado Amarelo, do século XIX, fica na cidade de Viana (Baixada Maranhense – Brasil). A fotografia, de autor ainda não identificado, mostra o imóvel em uma paisagem urbana na década de 1970 (provável).
O sobrado, de azulejos amarelos, está estrategicamente localizado próximo ao porto de Viana, na Rua Cônego Hemetério (Rua da Ponta).
Foi edificado pelo português conhecido como Pimpão Maia e pertenceu a diversas familias, ao longo dos anos, entre as quais a de José Mendes Pinheiro e sua esposa, Laura Mohana, nas décadas de 1950 e 1960, que mantinham comércios no imóvel.
Em 25 de novembro de 2017, a Família Gaspar doou o casarão, de sua propriedade, ao poder público por meio de escritura de transferência assinada por Raimundo Gaspar
Cidade de Viana
A cidade de Viana é a quarta mais antiga do Maranhão. Sua origem remonta à catequese jesuítica. Por volta de 1680, os padres da Ordem de Inácio de Loyola aportaram no Rio Maracu e ali fundaram a missão de Conceição do Maracu, que deu origem à cidade.
Em 8 de julho de 1757 a localidade virou vila e passou a ser denominada de Viana.
A Igreja Católica elevou o povoamento à condição de paróquia desde 1757.
Em 1820, segundo algumas pesquisas, Viana tinha uma grande praça retangular, uma igreja, cinco ruas e algumas travessas, com 137 fogos e habitantes, em cujo número se incluíram aproximadamentem 400 índios catequisados.
Em 30 junho de 1855 foi elevada à categoria de cidade.
Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost