O ator e diretor de Teatro, Tácito Borralho, montou a peça Rainha da Zona, de autoria de Aldo Leite.
O espetáculo tem pré-estreia, para os canais de comunicação, nesta terça-feira (21), às 20h30, no Teatro João do Vale, que fica na Rua da Estrela, Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís (estado do Maranhão – Brasil).
De quarta-feira (22) a domingo (26), no mesmo horário, tem espetáculo aberto ao público. Ingressos está a venda a R$ 60 inteira e R$ 30 meia neste endereços
E, no domingo (26), às 17h, tem uma apresentação especial para o público da “melhor idade”.
Roteiro
A peça, ambientada na primeira metade do século XX, revela a decadência de uma região do Centro Histórico de São Luís que ficou conhecida como Zona do Baixo Meretrício.
Com um roteiro bem-humorado, apresenta a relação entre uma prostituta de carreira e seu auxiliar de serviços, um homossexual bastante dedicado ao trabalho.
Diálogos melodramáticos, leilão de virgindade e outras peripécias agitam a trama, dando forma e conteúdo a essa história com nuances satíricas e linguagem “genuinamente maranhenses”.
Ao mesmo tempo, a peça é uma reflexão sobre a situação do patrimônio arquitetônico da cidade e sobre as condições humanas dos profissionais do sexo, principalmente na velhice.
Direção de Tácito Borralho
Com a direção de Tácito Borralho, a montagem respeita as indicações constantes no texto de Aldo Leite, inclusive revelando os hábitos do cotidiano das boates e cabarés da Rua 28 de Julho e adjacências, como banhos de ervas em neófitos e “leilão de moça virgem”.
A montagem é do grupo Coteatro, que apresenta um elenco com dois experientes atores: Magno Abreu e James Louzeiro e dois estreantes: Dante Silva e Crhys Oliveira.
Ficha técnica
Direção: Tácito Borralho
Luz: Abel Lopes
Som: Daniel Bertholdo
Cenário: Tácito Borralho
Figurinos: Aldo Leite
Figuras: Miguel Veiga
Maquiagem: Geraldo Gago
Coprodução: M.A. Produções
Parceria: Teatro João do Vale
Apoio: Vereador Penha
Aldo Leire

A trama urbana A Rainha da Zona é de autoria de um dos maiores autores maranhenses, o teatrólogo Aldo Leite.
Aldo de Jesus Muniz Leite foi diretor e autor teatral e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Nasceu Penalva, região da Baixada Maranhense, em 23 de agosto de 1941 e faleceu em São Luís, no dia 5 de novembro de 2016.
Foi o único maranhense ao receber o Molière, o maior prêmio da dramaturgia brasileira. Ganhou, em 1977, na categoria Melhor Diretor de Teatro, com a peça Tempo de Espera.
Recebeu outros prêmios e reconhecimento, entre os quais o de representante do Brasil no XVI Festival Internacional de Teatro, Nancy, na França, em 1977 com a peça Tempo de Espera.
Como ator de cinema fez parte dos elencos dos filmes A Faca e o Rio, de Nelson Pereira dos Santos; e Carlota Joaquina, de Carla Camurati.
Textos de teatro de Aldo Leite
– Tempo de Espera
– Classe A, ha! ha! ha!…
– ABC da Cultura Maranhense
– Aves de Arribação
– Maria Arcângela (adaptação do conto homônimo de Erasmo Dias)
– Arca de Noé
– A Rainha da Zona
– O Castigo do Santo
– O Pleito
– Um Raio de Luar
– O Chá das Quintas
– Papo de Guará
– Quem Bem Me Avisa, Meu Amigo É
– Além do Arco-íris
– Alô, Amém, Adeus
Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost