Os belíssimos “adornos de fachada” que ficam acima das janelas de um casarão localizado na Rua João Victal de Matos, n⁰ 141 (Beco da Pacotilha), esquina com a Rua da Palma, no Centro Histórico de São Luís (estado do Maranhão – Brasil) estavam caindo e estão sendo restaurados pelo novo proprietário do imóvel.
No imóvel, que está sendo todo revitalizado, funcionou, ao fim do sec. XIX e início do século XX, “Pharmacia e Drogaria João Victal de Mattos e Irmão”.
IPHAN
O Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência no Maranhão está acompanhando os trabalhos.
De acordo com o Iphan Maranhão o prédio é integrante do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico da cidade de São Luís, tombado pelo Governo Federal.
“A edificação é de propriedade privada e passa por serviços emergenciais de consolidação da cobertura, pisos, rebocos e esquadrias externas, aprovados pelo Iphan”, afirma a nota.
João Victal de Mattos
João Victal de Mattos é um personagem da história do Maranhão ainda pouco pesquisado. Foi músico e farmacêutico.
Nasceu em 1863 na cidade de Viana, localizada na região da Baixada Maranhense. Morreu em São Luís, em 5 de julho de 1925.
Formou-se em Farmácia na Academia de Medicina da Bahia.
Além de ter se dedicado à composição musical, ele foi, também, incentivador das práticas musicais.
Nos almanaques publicados por sua drogaria, costumava acrescentar partituras de compositores locais, a exemplo de “Tintura Preciosa” e do “Elixir de Carnaúba”, esse último um produto de sua farmácia, ambas compostas por Ignácio Cunha.
Postagem anterior.sobre a Pharmacia João Victal
Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost