A exposição Panorama da 3ª geração da Fotografia da Bahia estará em São Luís, a partir de quarta-feira (19), com abertura e visita guiada a partir das 18h30, pelo curador Marcelo Reis, no Chão SLZ, espaço localizado na Rua do Giz, 167, Centro Histórico de São Luís (estado do Maranhão – Brasil).
A exposição fica aberta até o dia 17 de maio, de terça-feira a sábado, das 14h às 19h.
O projeto está percorrendo o Nordeste por meio do Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023.
O Panorama é resultado da pesquisa realizada pelo curador e organizador Marcelo Reis, coordenador do Instituto Casa da Photographia, a respeito da nova geração da fotografia baiana, que surge, mais especificamente a partir do século XXI, nos anos 2000, sendo denominada como a 3ª geração.
A exposição reúne 104 imagens de 26 artistas que revelam, em seus registros, fortes influências decoloniais, de resistência contra as violências de gênero e de raça.
Núcleos temáticos
A mostra é organizada então em três núcleos temáticos:
Corpo
Obras de Akira Cravo (in memoriam), Alex Oliveira, Ananda Nunes, Edgar Azevedo, Emanoel Saravá, Isabel Ramos, Lucas Moreira e Renan Benedito.
Memória
Obras de Adalton Silva, Adriano Machado, Cristina Cenciarelli, Helen Salomão, Juh Almeida, Ivã Coelho, Paulo Coqueiro e Raimundo Cavalhier e Shai Andrade.
Sagrado
Obras de Andrea Fiamenghi, Arthur Seabra, Elis Tuxá, Ismael Silva, Gilucci Augusto, Hugo Martins, Leila Chandani, Tacun Lecy e Vinicius Xavier.
Oficinas
Na quinta (20 e 1/03 e sexta-feira (21), além da programação habitual de visitação, o Panorama vai realizar duas oficinas gratuitas como atividades complementares, facilitadas por artistas da própria exposição.
As oficinas são “A costura da memória: um fio enorme pra puxar”, por Shai Andrade; e “Fotografia de terreiro”, por Arthur Seabra.
Informações e Inscrições: (98) 98116-8844.
(Foto/Tacun Lecy) Casa Oxumaré, uma das fotografias da exposição
Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost