Moto Club já foi nas cores verde e branca

Publicado em:

 

Esta fotografia mostra o time rubro-negro do Moto Clube de 1976, como relata o pesquisador da História do Jornalismo Esportivo do Maranhão, o radialista e jornalista Carlos Alberto Lima Coelho, no livro Fala Tigre!, de 2005, com edição esgotada.

 

Em pé: Cassas de Lima, médico; Haroldo, Maurão, Inineu, Paulo Ricardo, Bitonho, Meinha, Nei e Alexandre Francis, diretor do clube.

 

Agachados: Massagista Galdêncio, Haroldo Prado, Adãozinho, Carbone, Edmilson Leite e Acir.

 

Mascote: Edmilson, que foi jogador, filho de Mariceu, roupeiro.

 

As origens

 

Mas, as cores originais do Moto Club de São Luís, uma das mais tradicionais equipes de futebol masculino do norte e nordeste do Brasil, eram branca e verde, quando o clube foi fundado em 13 de setembro de 1937.

 

E há correntes de torcedores, na atualidade, que defendem a volta das cores branca e verde.

 

O objetivo inicial do Moto Club era participar das modalidades de motociclismo e ciclismo, bastante praticadas naquela época em São Luís.

 

E o verde do Moto era claro, diferente do verde mais escuro do Palmeiras e do Guarani (equipes do estado de São Paulo) e do time de Goiás (do estado de Goiás).

 

Lima Coelho informa que, Por influência de César Aboud, já presidente do clube, as cores foram mudadas para rubro-negro, quando da criação do departamento de futebol. A estréia do time de futebol aconteceu no dia 17 de setembro de 1939.

 

O placar do jogo de estreia, contra o Ateneu, campeão estudantil, foi de 1 X 1. O gol do Moto foi marcado pelo atacante Bibi. A constituição inicial da equipe foi: Wilson, Jaime e Adolfo; Pavão, Feliciano e Mosaba; Bibi, Elvite, Leônidas, Ary e Bilau.

 

Momentos do Moto Clube

 

Uma reunião, na casa nº 486, da Rua da Paz, no , onde por muito tempo residiu César Alexandre Aboud definiu como seria o clube e de que maneira seria sustentado.

 

O grupo elegeu o capitão José de Ribamar Campos como presidente; capitão Aluisio de Andrade Moura, vice-presidente; Raimundo Baima, 1° secretário; Nagib Mouchereck, 2º secretário; e Antenor Monroe, tesoureiro.

 

Participaram, também, da reunião, Simão Felix, Jaime Pires Neves, Ambrósio Amorim, Newton Pavão, Alberto Aboud, João Lelis dos Santos e Zé Mamá.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost