A médica infectologista Maria dos Remédios Branco foi eleita para integrar a Academia Maranhense de Medicina.
A Dra. Remédios Branco vai ocupar a Cadeira nº 27, cujo patrono é o Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres (1880–1934).
Ela sucede a Dra. Maria do Socorro Moreira de Sousa (1932–2025).
A votação aconteceu, na sexta-feira (15), com o apoio de 36 dos 38 votantes.
Cumprindo a praxe acadêmica, os confrades José Márcio Soares Leite e Phil Camarão, acompanhado de sua esposa, a médica Rita Camarão; e as confreiras, Leopoldina Leite, Silvia Leite e Fátima Calderoni foram até a residência da Dra. Remédios Branco comunicar, oficialmente o resultado da eleição. Foram recepcionados pela nova acadêmica e seus familiares (fotografias).
Dedicação à medicina
Nascida em Pedreiras, no Maranhão, em uma família de médicos, Dra. Remédios Branco estudou no Colégio Santa Tereza e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde se formou em Medicina.
Professora titular do curso de Medicina da UFMA, tem mestrado, e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).
Tem artigos publicados em revistas científicas nacionais e Internacionais.
Recentemente, a pesquisadora maranhense lançou a série Ciência Explicada com artigos na área de saúde pública de vários pesquisadores.
É uma série de divulgação científica sobre temas urgentes na área de saúde pública, intitulada Ciência Explicada.
O projeto Ciência Explicada foca em temas estruturais e persistentes da saúde pública brasileira – vistos a partir da realidade local. A maioria dos pesquisadores é do estado do Maranhão (Brasil).
O objetivo é ampliar o alcance social da ciência
Com o doutorado em Medicina Tropical e Saúde Internacional, Remédios Branco defende que o conhecimento científico produzido fora dos grandes centros universitários do Brasil precisa ganhar visibilidade e utilidade prática.
Projeto premiado
A cientista coordenou o projeto “Educação em saúde contra o coronavírus”, que produziu materiais educativos voltados a profissionais e comunidades do Maranhão.
A iniciativa, na área educação em saúde, aconteceu durante a pandemia de COVID-19 e foi premiada pelo BRICS, com reconhecimento internacional em Pequim, com o 2022 Special Contribution Award for Combatting COVID-19 Pandemic.
O BRICS é um grupo de países emergentes que se uniram para promover a cooperação e o desenvolvimento em conjunto.
Outro reconhecimento do seu trabalho foi a Medalha do Mérito Legislativo “Jackson Lago”, concedida pela ALEMA em maio de 2025.
Dra Remédios Branco entre a mãe, Rocilda e a irmã, Socorro em postagem do filho Gabriel Ribeiro
Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost