O fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos @marcio_vasconcelos_foto é o ganhador geral do Prêmio Portfólio FotoDoc 2025.
O Prêmio Portfólio FotoDoc 2025 é concedido pela Escola Panamericana de São Paulo.
Márcio Vasconcelos, fotógrafo que nasceu e vive em São Luís (estado do Maranhão – Brasil), foi escolhido pelo júri como Ganhador Geral, com o Portfólio “Bruxos e Curandeiros: a Magia Bantu entre África, Cuba e Maranhão”.
O trabalho tem como base uma extensa pesquisa sobre a diáspora africana no Brasil e em Cuba, retratando rituais religiosos de matriz africana.
Em entrevista para o site do Festival FotoDoc, Vasconcelos define seu trabalho como de um fotógrafo pesquisador.
“Me identifico com temas relacionados com as religiões de matriz africanas, embora não seja iniciado. A maioria dos meus trabalhos concluídos e em andamento sempre estão relacionados com ancestralidade”, conta o fotógrafo.
Como Ganhador Geral do Prêmio Portfólio FotoDoc, Márcio Vasconcelos é convidado a participar do Festival FotoDoc 2025 para apresentar seu trabalho na série de encontros e receber um troféu especialmente concebido pelo artista plástico Henrique Rie.
A exposição com os ganhadores do Prêmio Portfólio FotoDoc será uma das principais atrações do Festival FotoDoc, programado para ocorrer de 4 a 8 de novembro na Panamericana Escola de Arte e Design @epanamericana, em São Paulo, com exposições abertas até o dia 10 de janeiro de 2026.
(Foto/Márcio Vasconcelos): Ritual de Palo Monte em Quiebra Acha – Cuba
Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost