Rua Grande em 1921

Publicado em:

 

Informações do acervo Brasiliana Fotográfica sobre esta foto: “Nilo Peçanha, em meio a uma multidão, na Praça João Lisboa, ao lado de Tarquínio Lopes durante a campanha Reação Republicana”.

 

Está é a segunda postagem, no site Agenda Maranhão, de assuntos relacionados a visita de Nilo Peçanha (1867-1924) a São Luís (Brasil) em 1921.

Na primeira postagem tem a fotografia da chegada de Nilo Peçanha na embarcação Iris. E detalhes sobre esse personagem da história, pouco lembrado, que foi o primeiro e único presidente negro da República do Brasil.

Primeira postagem

https://agendamaranhao.com.br/2022/07/04/um-presidente-do-brasil-negro-em-sao-luis/

As fotografias, das duas postagens, integram o acervo Brasiliana Fotográfica, da Biblioteca Nacional. A autoria das imagens ainda é desconhecida.

Esta segunda postagem mostra mais quatro fotografias envolvendo a presença de Nilo Peçanha em São Luís, em 1921, durante a campanha Reação Republicana.

 

 Informações do acervo Brasiliana Fotográfica sobre esta foto:
“Multidão na Rua Oswaldo Cruz, próximo à redação de Folha do Povo, do Sr. Tarquínio Lopes Filho (informação manuscrita no verso), durante a campanha Reação Republicana”.

 

Duas fotografias, na Rua Grande (Rua Oswaldo Cruz), apresentam um detalhe interessante. Ao fundo é possível ver uma das capelinhas dos 7 Passos da Quaresma (que ainda existe, mas é um comércio) e os imóveis que existiram antes da construção do sobrado, de dois pavimentos, da Família Garrido.

 

Informações do acervo Brasiliana Fotográfica sobre esta foto:
“Multidão assiste aos discursos de Nilo Peçanha e de Tarquínio Lopes durante a campanha Reação Republicana”.

 

Tarquínio Lopes Filho

 

Informações do acervo Brasiliana Fotográfica sobre esta foto:
“Almoço, na residência de Tarquínio Lopes, que se vê de pé, na porta ao fundo (informação manuscrita no verso). Campanha Reação Republicana”.

De acordo com o bibliotecário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Roberto Sousa Carvalho (doutor em Estudos Portugueses, especialidade em História do Livro e Crítica Textual), Tarquinio Lopes Filho (1885-1945), que recepcionou Nilo Peçanha, foi presidente da Junta Governativa do Maranhão (golpe de 26 de abril de 1922). Era filho de Tarquinio Brasileiro Lopes que governou interinamente o Maranhão,

Uma das fotografias é do almoço em recepção a Nilo Peçanha na residência de Tarquínio Lopes Filho.

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost