Av. Beira-Mar, um espaço subutilizado em São Luís

Publicado em:

 

 

O Portal Agenda Maranhão já expressou, nas redes sociais e em eventos culturais e turísticos, que a Avenida Beira-Mar é um belo espaço de São Luís, mas é subutilizada, sendo bem ocupada apenas como corredor de ônibus.

 

A realização de mais um carnaval, neste ano de 2024, no local, confirma essa tendência.

 

Com o pôr do sol belíssimo e vista privilegiada do estuário do Rio Anil na Baía de São Marcos, a Av. Beira-Mar poderia ser um ponto de lazer e passeio. Seria um cartão-postal do Brasil, dando espaço a casas de cultura, restaurantes, pizzaria etc.

 

A proposta é pensar uma iniciativa pública em defesa de um planejamento técnico para fazer da Av. Beira-Mar uma área de vivência. Isso inclui uma solução em termos de engenharia de transição.

 

Outros tempos

 

Várias fotografias antigas apresentam a Avenida Beira-Mar como espaço de passeio, muitas delas postadas aqui, no Agenda Maranhão.

 

A ideia de resgatar essa proposta de uma Beira-Mar de cultura e lazer foi apresentada para o poeta e jornalista Celso Borges, que fez parte da equipe do site.

 

De pronto, Celso Borges abraçou a iniciativa e retornou com fotos antigas de familiares dele em passeio pela Beira-Mar, na década de 1950 (foto).

 

A Av. Beira-Mar tem uma história que remonta ao início de São Luís. Vamos aproveitar o momento que a área ganha as manchetes e olhar com mais carinho para a Av. Beira-Mar.

 

Foto

Casal de namorados Manoel Ferreira e Rosalina Borges, na Avenida Beira-Mar, em São Luís (Brasil), captada pelo fotógrafo Mário Araújo.

Do Artigo artigo “Era uma casa portuguesa com certeza”, que o poeta e jornalista Celso Borges publicou no Portal Agenda Maranhão.

 

Copyright © AGENDA MARANHÃO - Desenvolvido por TodayHost